BTG ou XP? Onde é melhor investir!

O mercado de investimentos seja para renda variável (ações, ETF’s, moedas, criptomoedas, commodities) ou para renda fixa (tesouro direto, IPCA, CDB, selic) para pessoas físicas no Brasil tem crescido de forma acelerada, mesmo agora em 2022, o número de investidores pessoa física tem aumentado. Assim, os bancos com foco em investimento tentam se posicionar, de maneira a conquistar essa nova clientela. Entre os concorrentes, o banco BTG e a XP Investimentos se destacam como os principais. Mas qual o melhor BTG ou XP investimentos

Veja o web-story desse artigo: BTG X XP! Qual escolher para começar a investir?

Essa é uma pergunta que cada vez mais pessoas têm feito, visto que o BTG tem buscado questionar a liderança da XP. O banco tem expandido os serviços em várias direções, comprando muitas empresas e ofertando novos produtos. Tendo uma massa de grandes recursos, ele começa a ser um sério rival para a antiga líder do mercado.

Porém, como veremos a seguir, isso não é tão simples. A XP é uma empresa tradicional de investimentos para pessoas físicas, com muitos anos de prática e muito conhecimento, além de um recente IPO na bolsa americana. Dessa forma, esse texto vai analisar o que ambas as companhias estão ofertando neste momento no mercado, para ajudar você a tomar uma decisão em relação ao seu dinheiro.

Leia mais: Como abrir conta no BTG Banking? Veja o passo a passo aqui!

BTG Pactual ou XP investimentos: duelo de gigantes

Para entender a verdadeira guerra nos investimentos para o varejo, é preciso ter um pouco de contexto. O Brasil é um país em que poucas pessoas investem, tradicionalmente, na bolsa. Esse panorama tem mudado de forma drástica, com uma expansão de 10% do mercado projetada para 2022. Ou seja: há muitos clientes para disputar.

Entre as diversas plataformas de investimento, a XP mantinha um reinado longo conquistado com a qualidade dos serviços. Mais do que com outras plataformas de varejo, a XP competia com os grandes bancos. Isso começou a mudar no ano passado.

O que aconteceu no ano passado? O Banco BTG, que atuava na área de investimentos no atacado, começa a se posicionar para competir com a XP, comprando plataformas de investimento, corretoras e até mesmo a revista Exame. Dessa forma, o banco conseguiu um sólido segundo lugar, entrando em rota de colisão com a XP.

Assim, temos uma empresa com grande experiência e reconhecimento no mercado. De outro lado, um grande banco com muitos recursos, que acumula ativos. Ambas vantagens podem se traduzir em um serviço melhor. E é isso que interessa ao cliente.

Sabia que você pode abrir sua conta no BTG Pactual e começar a investir agora mesmo? Clique aqui e abra a sua conta

BTG Pactual

Com uma estratégia agressiva para dominação do mercado, o BTG Pactual tem inclusive comprado escritórios da XP. Isso faz sentido, pois ambas atacam o mesmo mercado: investidores com uma renda considerável. Reflexo disso são as taxas cobradas pelo banco, que vão aumentando conforme o valor investido.

Porém, ele possui uma plataforma muito bem pensada e aceita investimentos a partir de R$ 100. Assim, embora as taxas sejam um pouco altas, é um banco amigável para investidores novatos. O app BTG Pactual Digital, por exemplo, tem nota 8,9 no Reclame Aqui,  à frente da XP, que tem 8,7.

Ainda que não tenha a tradição da XP Investimentos, ele é o maior banco no ramo da América Latina e consegue colocar em campo uma variedade de serviços.

Nós também avaliamos os cartões de crédito do BTG e a opção do cashback dos gastos convertidos em investimentos é bem interessante, vale a pena a leitura 

Conheça os cartões de credito do BTG Pactual

 

Veja também: XP e BTG lançam suas plataformas de criptoativos no mesmo dia

XP Investimentos

A XP é uma corretora de investimentos, ou seja, uma empresa que ajuda as pessoas a encontrar o investimento certo para elas. Ela é controlada pela holding norte-americana XP Inc e é, atualmente, a maior companhia do gênero no Brasil. Mas o que ela tem a oferecer?

A princípio, variedade. São muitos os produtos de investimento, seja em renda fixa fundos ou mesmo para operar na Bolsa. Sendo parte de uma holding internacional, a XP oferece uma grande infraestrutura, que permite diversificar bastante seus investimentos. Isso é importante, na medida em que diversificar os investimentos é fundamental para gerenciar os riscos.

Quando se fala em investimentos, uma coisa importante é saber o seu tipo de investidor. Afinal, há pessoas que apenas querem ganhar dinheiro acima da inflação constantemente, enquanto outras podem arcar com riscos para aumentar as oportunidades. Assim, a XP tem um diferencial que é educar financeiramente seus clientes, encaminhando-os aos investimentos certos.

Apesar disso, é possível dizer que o público que mais vai se beneficiar da XP é mais maduro. Isso porque, com a grande variedade de serviços, estes vão ser os que melhor tirarão proveito. Isso se reflete nas taxas de corretagem da empresa, que tendem a ser um pouco mais altas do que geralmente se cobra no mercado.

Ela também se destaca pela segurança. Anos de mercado construíram uma credibilidade incontestável – e isso leva tempo para construir.

Leia também: Conheça os cartões de crédito do BTG Pactual

BTG ou XP: afinal, qual é melhor?

Entre ambas corretoras, é possível dizer que existe atualmente um empate técnico. A XP, pela tradição no mercado, pelos conteúdos educativos e pela segurança que oferece, continua sendo uma opção competitiva, embora agora tenha sido contestada. Já o Banco BTG oferece uma plataforma mais amigável e se destaca no Day Trade, além de estar na ofensiva, adquirindo cada vez mais novos escritórios e ampliando sua rede de atendimentos.

Ambas as plataformas, XP e BTG, oferecem investimentos em renda fixa e renda variável, inclusive com recomendações para você montar o seu portfólio de acordo com o seu perfil.

Veja também: XP e BTG lançam suas plataformas de criptoativos no mesmo dia

Mas não adianta apenas escolher uma boa corretora, se você não tiver boas informações. Afinal, é você quem dá a última palavra nos investimentos. Assim, continue acompanhando o nosso portal, para saber mais de tudo que está acontecendo no mercado financeiro!