Você quer investir, isso já está bem claro na sua mente. No entanto, são tantas opções de investimentos que você acaba ficando na dúvida qual o mais adequado para a sua realidade. Para isso existe o simulador de investimento do BTG Pactual.
Com o simulador de investimento você responde a uma série de perguntas sobre objetivos, valores, retorno, entre outros e obtém como resultado uma sugestão de investimento que tem tudo a ver com você.
Quer conhecer um pouco mais sobre o o simulador do BTG e como usá-lo? A gente explica!
Leia também: Telefone BTG Pactual: contato, SAC, Chat, WhatsApp e 0800
O que é um simulador de investimento
O simulador de investimento é uma ferramenta, oferecida por diversos sites, que permite comparar produtos oferecidos pelo mercado financeiro. Com ele, é possível calcular aproximadamente quanto será possível ter de retorno se você investir uma quantia específica em uma modalidade de investimento.
O simulador é indicado, normalmente, para quem está começando a investir, ainda tem dúvidas sobre qual modalidade se adequa às suas necessidades ou quer aumentar o portfólio, diversificando a sua carteira de investimentos.
Como funciona
Normalmente são preenchidas algumas informações na ferramenta para que ela possa realizar os cálculos e, assim, fazer a simulação. Geralmente essas perguntas são sobre o valor que a pessoa deseja aplicar e por quanto tempo, além do valor que ela deseja fazer de aporte mensal, entre outros.
É importante salientar que o simulador de investimento não garante 100% os rendimentos simulados. Afinal, existem diversas variáveis que podem influenciar tanto para mais quanto para menos os valores de retorno.
O simulador de investimento da BTG Pactual
Esta é uma ferramenta indispensável para o seu planejamento financeiro, afinal, te ajuda a escolher os melhores produtos para investir. Ela propõe uma carteira personalizada de acordo com o perfil de cada cliente.
No BTG Pactual, você tem soluções completas, com investimentos melhores que a poupança, de baixo risco para quem quer fazer uma reserva de emergência e também aqueles com maior risco, para quem quer diversificar. São mais de 1000 investimentos ao seu alcance.
E você conta com uma assessoria exclusiva com profissionais extremamente capacitados.
Como fazer uma simulação no BTG
Confira o passo a passo para fazer uma simulação de investimento no BTG Pactual (no final de cada etapa, clique em Avançar):
- Utilize o simulador acima ou acesse diretamente o site aqui;
- Clique em Começar simulação;
- Escolha o principal objetivo do seu investimento entre as seguintes opções: aumentar o patrimônio, segurança financeira, economizar com Imposto de Renda ou outros;
- Digite a quantia que você deseja investir inicialmente (Atenção: o valor mínimo é de R$ 5 mil);
- Assinale por quanto tempo você planeja manter o investimento (o tempo mínimo é de 6 meses e o máximo, de 30 anos);
- Digite a quantia que você deseja investir por mês (não existe valor mínimo e o máximo é de R$ 500 milhões);
- Responda qual o seu perfil de investidor entre as seguintes opções: iniciante, tradicional, antenado ou entendo muito e já assumo riscos;
- Responda como você reagiria a uma queda de 10% nos seus investimentos entre as seguintes opções: manteria o valor investido, venderia, aumentaria ou valor ou não sei;
- Por último, preencha seu nome, e-mail e celular para receber a sua simulação.
Após estas etapas, você receberá a simulação da sua carteira de investimentos personalizada onde vai encontrar o valor total do final do período já com os rendimentos, Você também terá detalhados os produtos que compõem esta carteira para se adequar às necessidades que você informou ao responder as questões acima.
Principais investimentos que você encontra no BTG Pactual
Confira alguns dos principais investimentos que você poderá encontrar na sua carteira personalizada gerada no simulador:
Renda Fixa
Os investimentos de renda fixa são aqueles que têm taxas e prazos definidos na contratação. Por conta disso, são ideais para quem busca previsibilidade. Podem ter rentabilidade pós ou prefixadas ou ainda atreladas à inflação.
Confira os tipos mais comuns de renda fixa:
- CDB: é o Certificado de Depósito Bancário, título emitido por instituições financeiras e tem cobertura do Fundo Garantidor de Crédito;
- CRI e CRA: Certificado de Recebíveis Imobiliários e Certificado de Recebíveis do Agronegócio. Estes títulos geram um direito de crédito ao investidor que pode ser vendido no mercado secundário antes do vencimento. Não tem cobrança de Imposto de Renda;
- Debêntures: é um título emitido por empresas que procuram financiamento. As debêntures também podem ser negociadas no mercado secundário e não tem cobrança de IR;
- LCA e LCI: Letra de Crédito do Agronegócio e Letra de Crédito Imobiliário. Estes títulos são emitidos por instituições financeiras que dão crédito para o setor agrícola ou imobiliário, respectivamente. Possuem cobertura do FGC, isenção de IR e IOF para pessoas físicas.
Renda variável
São os investimentos que não têm taxas predefinidas. Os produtos de renda variável oferecidos pelo BTG são:
- Ações: a menor parcela do capital de uma empresa. Quando você compra uma ação, torna-se sócio da empresa e recebe parte dos lucros;
- Fundos imobiliários: são fundos de investimentos voltados para empreendimentos imobiliários negociados em bolsa;
- Futuros: contratos onde os preços derivam de outro ativo e que pode se investir nos chamados contratos futuros;
- Opções: são contratos negociados em bolsa que podem ser vendidos ou comprados em vencimento determinado pela bolsa.
Tesouro Direto
Um dos investimentos mais conhecidos por quem está começando, o tesouro direto é a venda de títulos públicos federais. É um investimento considerado seguro e tem retornos atrativos.
Conheça os tipos:
- Pós-fixado: onde você pode estimar o retorno. Exemplo: Tesouro Selic e IPCA+;
- Prefixado: onde se sabe exatamente o retorno. Exemplo: Tesouro prefixado.
Além desses citados, o BTG Pactual também oferece os seguintes investimentos:
- Câmbio;
- Certificado de Operações Estruturadas;
- Fundos de investimento;
- Previdência Privada;
- Produtos estruturados.
Leia também: Cartão de crédito BTG Pactual – Veja as vantagens
Quer entender um pouco mais sobre investimentos e educação financeira? Não deixe de acompanhar o blog do Meu Portal Financeiro.