Utilizar Bitcoin hoje para fazer compras ainda é um desafio. Afinal, nem todo o estabelecimento trabalha com essa modalidade de pagamento e muitos sequer conhecem a criptomoeda.
As criptomoedas são mais uma alternativa financeira e prometem aumentar o valor e influência conforme os anos passam. É só lembrar como cada vez menos utilizamos o dinheiro físico. A tendência é tudo ficar ainda mais digital.
Até lá, você precisa saber onde utilizar o Bitcoin hoje e estamos aqui para te ajudar. Abaixo, montamos um guia explicando mais sobre a moeda digital e os locais que aceitam esse meio de pagamento.
Leia também: Mineradora Bitcoin: entenda como funciona e os ganhos
O que é o Bitcoin?
O nosso dinheiro tem uma função bem específica: pagar por algo. Claro que estamos sendo bastante simplórios na definição, mas a grosso modo, essa é a razão principal. O Bitcoin é um dinheiro virtual, que, assim como o real, é usado para compensar por serviços, produtos ou qualquer outro item.
Esse tipo de pagamento se chama de criptomoeda e o Bitcoin foi o pioneiro entre as “moedas virtuais” de todo o mundo. Na prática, trata-se de uma ferramenta descentralizada, ou seja, não é regulada pelo governo ou bancos, sendo possível pagar ou receber o dinheiro sem intermediários.
Apesar disso, estamos falando de um recurso limitado. O código que forma e dá a quantidade de dinheiro foi criado para utilizar somente 21 milhões de moedas.
Como funciona o Bitcoin hoje?
Bom, você já entendeu do que se trata a Bitcoin. Mas e na prática, como funciona esse recurso? Como ocorre a troca de montantes entre um usuário e outro?
Aprenda a investir agora!
Conheça o nosso simulador de investimento e faça escolhas inteligentes.
Simular agoraAprenda a investir agora!
Conheça o nosso simulador de investimento e faça escolhas inteligentes.
O Bitcoin funciona por meio de uma rede descentralizada que serve para registrar todas as transações: o chamado blockchain. Este é um termo em inglês para “corrente de blocos” e trata de um sistema onde é possível rastrear o envio e recebimento das moedas virtuais, a partir de códigos com dados.
Cada operação fica registrada e existem também os chamados membros mineradores, responsáveis por verificar cada transação. E aí entramos em outra questão: a segurança dentro do software.
Todo o sistema conta com criptografia, uma camada de segurança com a capacidade de dificultar a entrada de hackers. Por isso, usar Bitcoin é considerado um procedimento seguro.
O que é carteira Bitcoin?
Utilizamos a carteira Bitcoin para armazenar as moedas. Talvez você já tenha visto o termo com outro nome: carteiras digitais. Com elas é possível verificar o saldo e até mesmo enviar dinheiro para outra pessoa. Trata-se, portanto, de um software.
Na carteira Bitcoin fica ainda mais clara a não existência de intermediários na transação de ativos digitais. Isso porque elas funcionam como contas bancárias, mas o dono da carteira fica responsável pela posse e segurança.
Bitcoin hoje: quais empresas aceitam a criptomoeda?
Apesar de estar no mercado há alguns anos, ainda existe uma certa resistência à criptomoeda em alguns estabelecimentos, seja por desconhecimento ou pelo apego a outros pagamentos mais tradicionais.
Por isso, muitos usuários encontram dificuldade para achar locais que topam utilizar a Bitcoin hoje como forma de pagamento. Mas fique tranquilo. É possível sim encontrar essas empresas em diversos segmentos do mercado.
Abaixo, listamos os principais estabelecimentos. Com isso, poderá utilizar o Bitcoin com facilidade e segurança.
Amazon
O e-commerce, além de permitir a compra com a criptomoeda, ainda oferece 30% de desconto para quem prefere essa forma de pagamento.
No entanto, só é permitido realizar a transação pela ferramenta disponibilizada no site Purse.io.
At&T
A empresa americana de telefonia é considerada a terceira maior do mundo e foi a primeira grande operadora a aceitar o Bitcoin.
Você pode usar a criptomoeda na hora de pagar as suas faturas de telefone e internet da empresa.
Sonhando com a casa ideal?
Use nosso simulador para encontrar o melhor financiamento.
Calvin Klein e Reserva
O setor de vestuário tem aberto portas para o Bitcoin. Desde 2018, a marca Reserva de roupas masculinas e infantis aceita a criptomoeda em vendas apenas no site. Ela foi uma das primeiras lojas a aceitarem o pagamento com a criptomoeda.
Até mesmo a americana Calvin Klein aderiu ao movimento, mais especificamente em alguns shoppings na cidade de São Paulo, como Shopping Morumbi, Shopping Iguatemi e Shopping JK Iguatemi.
Cine Multi
Uma rede de cinemas de Florianópolis, a Multi, passou a operar com bitcoin desde 2019. A empresa utiliza um terminal físico para fazer a operação. Esse terminal conta com o software Bancryp, um criptobanco brasileiro.
Hotel Holambra e CheapAir
Gosta de viajar e adoraria gastar suas criptomoedas durante seu passeio? Algumas empresas do ramo de turismo já passaram a trabalhar com as criptomoedas.
Entre elas está o Parque Hotel Holambra, que fica no interior de São Paulo. Eles já operam há mais de três anos com o recurso.
Outro exemplo é a CheapAir, especialista em venda de passagens aéreas, incluindo as empresas que voam no Brasil.
Microsoft
Por mais que o dono da empresa Bill Gates não seja um grande fã da criptomoeda, a Microsoft lançou recentemente um sistema de identificação descentralizado sob o blockchain. Talvez por isso, não seja algo tão divulgado.
Dessa forma, todas as vendas no site oficial da empresa aceitam o Bitcoin.
Supermercados Oasis e Shibata
A unidade de São José dos Campos já trabalha com Bitcoins. Outra rede de supermercados que vêm aceitando o recurso é a Oasis, empresa carioca.
Por fim, um exemplo ainda no setor de varejo é o clube de assinaturas de vinhos Wine.
Veja também: Como investir em Bitcoin em 4 passos!
Agora que você já sabe quais empresas aceitam o bitcoin hoje e qual a sua relevância no mercado, não pare por aqui! Continue pesquisando sobre outros temas, no blog do Meu Portal Financeiro.
Quem acessa com frequência fica bem informado sobre tudo que acontece no mercado financeiro e ganha dicas para deixar as contas em dia.