Gerenciar todo o recurso financeiro apenas utilizando algumas ferramentas, aplicativos e a internet é a tendência da vez. Então, vamos explicar para você como abrir conta digital e escolher a melhor opção.
Saiba que existem bancos que cobram tarifas, outros exigem apenas taxas e ainda instituições com cartões e benefícios exclusivos. Confira o passo a passo para realizar a melhor escolha.
Leia também: Empréstimo pessoal para negativado: 3 entidades que oferecem
Veja o passo a passo de como abrir conta digital
Se você chegou até aqui, é porque está se preparado para abrir conta digital. Nós já vamos informar os principais passos para isso. No entanto, é importante você conferir esse conteúdo até o final. Informaremos outras dicas para ajudar você na escolha da melhor abrir conta digital.
Por enquanto, veja como abrir a sua abrir conta digital:
- Vá até a loja virtual do seu telefone celular;
- Procure pelo aplicativo do banco escolhido;
- Baixe o app no seu celular;
- Abra o aplicativo e clique em “Abrir Conta”;
- Escolha o tipo de conta – pessoa física ou jurídica;
- Envie todas as informações;
- Tire fotos dos documentos e anexe no aplicativo;
- Escolha outros serviços, se disponíveis – como cartões e cheque especial;
- Aguarde a análise de crédito realizada pelo banco.
O que é uma conta digital?
Antes de decidir abrir ou não uma conta é importante entender o que uma conta digital. Esse é o tipo de conta onde tudo é feito de maneira digital, desde a abertura da conta até o encerramento. Todos os serviços e o atendimento também são feitos online. Em contas digitais você acessa sua conta através do do site, caso a empresa possua internet banking, ou via aplicativo. Quem tem uma conta digital nunca precisará ir até uma agência resolver alguma pendência.
Aprenda a investir agora!
Conheça o nosso simulador de investimento e faça escolhas inteligentes.
Simular agoraAprenda a investir agora!
Conheça o nosso simulador de investimento e faça escolhas inteligentes.
Além dos bancos, existe uma enorme gama de instituições que disponibilizam esse tipo de serviço. As fintechs, inclusive, são consideradas as principais responsáveis pela popularização das contas digitais no país.
Quais as vantagens de uma conta digital?
Se você ainda está em dúvida se abrir esse tipo de conta é a melhor opção para você, acompanhe a nossa lista de vantagens. Lembre-se, no entanto, que cada instituição tem a sua própria rede de benefícios. Por isso, leve em consideração também as informações do seu banco. Assim, você tem a certeza de escolher e abrir conta digital de acordo com a sua necessidade.
- Guardar e movimentar o dinheiro;
- Acompanhar o extrato financeiro;
- Fazer e receber transferências bancárias;
- Realizar saques, geralmente na Rede Banco24Horas;
- Depositar dinheiro;
- Pagar contas;
- Fazer recarga de celular;
- Investir dinheiro;
- Movimentar o cartão de crédito;
- Movimentar o cartão de débito;
- Realizar empréstimos;
- Escolher seguro de vida, imóvel ou automóvel.
Quem pode abrir conta digital?
Para conseguir abrir conta digital é preciso seguir alguns requisitos e disponibilizar documentos. De forma geral, elas costumam ser bem mais democráticas e de fácil acesso, se comparadas com os bancos tradicionais. No entanto, veja algumas regras:
- Ter mais de 18 anos;
- Possuir CPF ativo;
- Possuir RG ativo;
- Informar endereço de residência.
A boa notícia é que para abrir essa modalidade de conta você não precisa se preocupar com restrição no nome. Sendo assim, se você tem alguma dívida ou pendência no CPF, não tem problema. A análise de crédito das instituições não costuma barrar a abertura de conta digital por esse motivo.
Taxas e tarifas das contas digitais
Ao abrir conta é preciso prestar muita atenção nas taxas. Geralmente, essas instituições não cobram uma tarifa de conta. No entanto, podem cobrar por taxas de movimentações, como transferência, saques etc.
Além disso, alguns bancos cobram uma mensalidade por pacotes de benefícios. Portanto, sempre avalie com antecedência as possíveis cobranças. Assim, você não corre o risco de ser pego de surpresa no fechamento de cada mês.
Outra dica é acompanhar se essa cobrança é feita de forma automática, como débito em conta. Ao iniciar o relacionamento e abrir conta digital é sempre importante evitar esse procedimento. Assim, você identifica primeiro como a instituição funciona.
Leia também: O que é um consórcio? Entenda essa modalidade de crédito
Conta Digital para empresas (PJ e MEI)
Se você possui o próprio negócio também pode contar com o benefício. Elas são específicas e possuem benefícios diferenciados.
Sonhando com a casa ideal?
Use nosso simulador para encontrar o melhor financiamento.
Para conquistar a sua conta Pessoa Jurídica (PJ) é preciso possuir um CNPJ ativo. Na hora de abrir conta digital você também deve informar que é empresário e precisa de uma conta para a sua instituição.
Assim, você poderá ter maior limite de emissão de boletos bancários e TEDs, por exemplo. Além disso, poderá acessar empréstimos para o capital de giro, cartões de crédito corporativo e até máquinas de compras para o seu negócio.
Agora você já está pronto para abrir uma conta digital!
Pronto, agora você sabe que não tem mistério. Poucas coisas são tão fáceis como abrir uma conta digital.
Se gostou das dicas sobre como abrir conta digital, temos muitas outras informações no site do Meu Portal Financeiro. Acompanhe a lista de conteúdos atualizados e totalmente gratuitos.
Escolha as melhores opções do mercado financeiro e saia do vermelho. A sua vida nunca mais será a mesma depois de conhecer as vantagens do Meu Portal Financeiro.
Esse texto ajudou você? Acompanhe outros conteúdos para impulsionar a sua vida financeira no blog do Meu Portal Financeiro.