Conseguir comprar um carro é o sonho de muita gente. Apesar disso, o preço para adquirir o automóvel pode ser bem alto e nem todo mundo consegue pagar à vista, com desconto. Aí, o ideal é tentar algumas alternativas que estão relacionadas a processos em agências bancárias. Por isso, é comum a dúvida de qual é melhor: consórcio ou financiamento de veículo?
Ambas opções são bem interessantes, mas varia conforme a sua situação. O consórcio é feito sem tantas taxas, mas pode levar um tempo para te liberar o dinheiro. Já o financiamento ocorre na hora, mas tem uns juros a se considerar, antes de assinar a papelada.
Já deu de perceber que cada opção tem suas vantagens e desvantagens. Para saber qual é melhor: consórcio ou financiamento de veículo, segue lendo o texto e tire suas conclusões no fim.
Leia mais: Como ser contemplado no consórcio: saiba as regras
Financiamento: como funciona?
Antes de definir a melhor opção, é importante compreender as características de cada uma. O financiamento, por exemplo, tem como principal atributo ser um crédito pessoal. Ele funciona assim: você entra em contato com uma instituição financeira e pede pelo processo.
Com isso, a empresa vai exigir que você diga como vai usar o dinheiro. Além do mais, eles fazem uma análise detalhada da sua vida financeira, para ter certeza de que você tem condição de pagar o dinheiro de volta. O legal do financiamento é sua versatilidade: existe de veículo, imóvel e outros casos. Cada um tem suas taxas e tarifas.
Por falar em tarifas, é bom entender o principal defeito de um financiamento: seus juros. Infelizmente, quem pede pelo processo vai precisar arcar com taxas extras. Assim, precisa calcular bem sua escolha.
No mais, o financiamento é uma boa opção pois, caso seu crédito seja aprovado, recebe o dinheiro em poucos dias. Depois disso, é só pagar as parcelas mês a mês.
Aprenda a investir agora!
Conheça o nosso simulador de investimento e faça escolhas inteligentes.
Simular agoraAprenda a investir agora!
Conheça o nosso simulador de investimento e faça escolhas inteligentes.
E o consórcio?
Com o consórcio a coisa muda de figura. Nesse caso, uma instituição financeira reúne um grupo de pessoas interessadas num veículo, de valor pré-definido. Com isso, o grupo paga parcelas, iguais entre os membros. Elas não têm juros e o cliente acerta elas na hora de fechar o contrato.
Aí está o grande diferencial do consórcio: ao fim de um determinado período, alguém é contemplado. Funciona assim: conforme as pessoas foram pagando suas parcelas, o valor do carro foi atingido. Aí a empresa sorteia uma pessoa para receber o valor total.
No mês seguinte os participantes continuam o pagamento e outra pessoa é sorteada e assim por diante. Um dos maiores benefícios do consórcio é não ter juros, apesar de apresentar algumas taxas, de administração e fundo de reserva, por exemplo.
Porém, nem tudo são flores. No consórcio, precisa continuar pagando as parcelas até ser sorteado. Além do mais, pode levar algum tempo até você conseguir pôr as mãos no dinheiro, não costuma ser algo rápido.
Outra coisa: há um reajuste nas parcelas a cada ano. Isso porque ele pode durar até 80 meses, dependendo de quem oferece. Por isso, não é simplesmente entrar, pagar esperar a sua vez. Precisa de um cálculo, uma organização financeira.
Diferencial importante
Nós comentamos que a pessoa recebe o montante quando sorteada, mas existem duas formas de acelerar o processo:
Lance: quem não possui pendências financeiras faz um lance para ser sorteado. Quem der a melhor oferta é contemplado;
Lance embutido: esta opção dá a chance do participante utilizar uma porcentagem da carta de crédito como parte do lance.
Qual é o melhor: consórcio ou financiamento de veículo?
Chegamos no comparativo e aqui é importante ter em mente qual sua necessidade principal. Você quer ter o veículo logo ou pode esperar um tempo até ser contemplado? Dependendo da sua resposta, vai ficar bem óbvio escolher.
Isso porque o financiamento é mais dinâmico e rápido. Você é aprovado e logo o dinheiro está na sua conta. Por outro lado, o consórcio pode levar algum tempo para te mandar o montante, ainda que existam alternativas para acelerar o processo.
Outra coisa a se considerar é o quanto você pode pagar. Comumente, o consórcio é mais em conta, sendo necessário pagar apenas algumas taxas extras. Entretanto, o financiamento pode apresentar alguns juros, e eles acabam pesando nas parcelas, pois elas podem se estender por alguns meses.
Enfim, a escolha depende de muita organização. Além do mais, nada impede você consultar várias opções das duas alternativas. Bancos como o Banco do Brasil e o Santander costumam oferecer tanto consórcio, quanto financiamento. Entre em contato e se informe.
Sonhando com a casa ideal?
Use nosso simulador para encontrar o melhor financiamento.
Saiba mais: O que é refinanciamento de veículos? Entenda aqui as vantagens
Qual vai escolher?
E agora? qual é melhor: consórcio ou financiamento de veículo? Com nosso guia ficou bem mais simples de responder esta pergunta. Para conteúdos parecidos, segue lendo as produções do Meu Portal Financeiro.