Como baixar a Carteira de Trabalho Digital? Veja aqui

Aos poucos os documentos oficiais do Brasil estão sendo digitalizados. Desde 2019, todos os brasileiros podem acessar pela internet a Carteira de Trabalho Digital e usá-la em formato de aplicativo no celular. 

Este é o primeiro documento digital a ficar disponível em todo o território nacional. Embora exista a versão virtual do RG, do título de eleitor e da carteira de motorista, a emissão e uso online ainda está restrita a alguns estados brasileiros. 

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é o documento profissional mais importante do país. Se você ainda não sabia que pode ter o documento na tela do celular, vamos explicar como usar a tecnologia para facilitar a sua vida.

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Antes de mais nada, vamos explicar o que é a Carteira de Trabalho Digital e qual é a importância desse processo de modernização do documento.

A CTPS que conhecemos hoje como o documento laboral mais importante do país, foi criada em 1932 como Carteira Profissional. Desde então ela é obrigatória para o cumprimento dos direitos trabalhistas. 

Na Carteira de Trabalho consta toda a informação profissional do trabalhador ao longo da vida, assim como os dados de contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Dentro desse contexto, a modernização do documento através de uma versão digital enfatiza a importância da carteira no país. Além de facilitar o acesso do cidadão às informações relativas ao tema.

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Benefícios do documento online

Os benefícios esperados pelo governo brasileiro ao lançar uma versão online da Carteira de Trabalho não se limitam apenas a promover o acesso rápido ao documento.

Ao anunciar a substituição da versão física pela digital, o Ministério da Economia afirmou que o procedimento permitirá uma integração de diversas bases de dados da instituição.

Com isso, o trabalhador terá mais agilidade para acompanhar e fiscalizar seus vínculos trabalhistas e usufruir dos seus direitos. 

Futuramente, a plataforma da carteira digital também deverá facilitar o atendimento ao profissional e promover um maior aproveitamento das vagas de trabalho disponíveis.

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Versão digital substitui a carteira física

O aplicativo de acesso à versão virtual da CTPS foi criado em uma parceria do Ministério do Trabalho com a Dataprev e existe desde 2017. Porém, somente dois anos depois essa alternativa passou a ser oficialmente aceita para substituir a versão física do documento.  

Ou seja, atualmente você pode optar por fazer a Carteira de Trabalho Digital e usá-la normalmente como sempre usou a versão em papel. Ainda assim, é recomendado não descartar a original pois ali estão os registros dos seus trabalhos anteriores. 

Algumas anotações relativas ao pagamento do 13º salário e férias passam por um processamento mais lento e podem demorar um pouco para aparecer no aplicativo. 

Como fazer a Carteira de Trabalho Digital

O acesso à Carteira de Trabalho Digital está liberado automaticamente para qualquer cidadão que tenha registro ativo no Cadastro de Pessoa Física (CPF). Entretanto, é necessário habilitar o documento seguindo alguns passos.

O primeiro que você deve fazer é criar uma conta de acesso única do governo. Este procedimento é feito de forma rápida no portal acesso.gov.br. Nesta etapa você deverá escolher criar a conta e selecionar uma forma de validação para prosseguir.

A criação da sua conta única irá gerar uma senha que deverá ser usada junto ao número do seu CPF para entrar nas plataformas digitais do governo federal. O aplicativo da carteira digital é um dos canais que exige as credenciais do portal.

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Como baixar o aplicativo CTPS Digital

O passo seguinte é baixar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital no seu celular. A plataforma é gratuita e está disponível para dispositivos Android e iOS. Basta procurar por CTPS Digital na loja de apps e fazer a instalação.

Ao abrir o aplicativo pela primeira vez você deverá ler os informes sobre a tecnologia e clicar em “Entrar”. Na tela seguinte digite o seu CPF e a senha criada no cadastro do portal de acesso do governo.

Caso você ainda não tenha a senha do portal de acesso, poderá criar diretamente no app escolhendo a opção “Cadastrar”. 

Neste caso é importante ter em mãos a versão física da Carteira de Trabalho e outros documentos que podem ser solicitados por segurança, para validar a sua identidade.

Como fazer 1ª e 2ª via do documento pelo aplicativo

Pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital também é possível solicitar uma 2ª via da versão física e até mesmo pedir o documento pela primeira vez.

Estas opções de serviço aparecem na terceira tela de informações logo ao abrir o app pela primeira vez. Sendo assim, não é necessário realizar a autenticação.

Escolhendo um dos links para emissão do documento você deverá preencher o formulário de pré-cadastro que terá validade de um mês. 

Dentro desses 30 dias você deverá comparecer a um posto de atendimento presencial para validar as suas informações e finalizar o pedido da carteira.

Vai aderir à Carteira de Trabalho Digital?

Esperamos que você tenha gostado de conhecer mais detalhes sobre a Carteira de Trabalho Digital. Se você conhece alguém que poderia gostar desse post, compartilhe!

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