Mesmo sendo anunciado no começo de 2021, muitas pessoas ainda se perguntam o que é o Open Banking. O Banco Central anunciou que teriam quatro fases para implantar esse sistema aqui no Brasil em 2021. Dessa forma, novas etapas acontecerão durante o ano de 2022.
Numa tradução livre, o Open Banking seria “sistema financeiro aberto”. Amplamente usado na União Européia, ele traz mais autonomia para que os clientes possam controlar suas informações financeiras.
Continue a leitura deste conteúdo para entender mais sobre o que é Open Banking e suas vantagens para os usuários. Veja também quais melhorias para o mercado financeiro são esperadas.
O que é Open Banking?
O Open Banking veio para que todo o mercado financeiro utilize uma tecnologia padronizada. Dessa forma, a comunicação entre as instituições fica mais fácil, permitindo a portabilidade simplificada dos dados dos clientes.
Essa tecnologia é conhecida como API. Deixando ele aberto para todos os bancos, é possível ampliar a oferta de produtos e serviços financeiros para todos os clientes. Isso dá autonomia para que o usuário possa levar seus dados de uma instituição para a outra, mas também garante uma maior concorrência para o setor.
Na prática, o cliente consegue pegar todo seu histórico financeiro com um banco – contas em dia, prestações, empréstimos, perfil de gastos, etc – e levar para onde quiser. Sem ter que começar um relacionamento do zero com outra instituição.
Isso porque, antes do Open Banking, quando você abria uma conta em outro banco, ou solicitava um empréstimo em outra instituição, seu crédito no mercado começava do zero. Essa nova agência não podia dar um limite mais alto, por exemplo, pois não tinha como saber que você é um cliente que paga tudo em dia.
O mesmo funciona para outros produtos. Como conseguir melhores taxas de juros em outro banco ou um pacote de investimentos que já tenha o seu perfil.
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E, ainda, essa plataforma com os dados é muito segura. Apenas o cliente pode dar acesso a ela para os outros bancos. Assim como, ele também escolhe quando parar de compartilhar essas informações.
Leia também: O que é descrição de pagamento? Veja como preencher.
Vantagens
Agora que você já sabe o que é Open Banking, vamos falar dos benefícios que isso traz para os clientes. Apesar de cada país implementar ele de uma maneira diferente, as vantagens são as mesmas.
Ele traz muito mais praticidade e simplificação na hora de abrir uma conta nova ou trocar de banco. Isso também vale para as instituições de crédito, que poderão verificar que você é um bom pagador e oferecer algo mais personalizado, por exemplo.
Além disso, o Open Banking traz redução dos custos dessas operações. Isso porque, antes, para migrar os dados de um cliente com uma instituição financeira, era preciso ter intermediários. E agora esses processos são mais rápidos e baratos.
E, por fim, aumentará a competição entre os bancos. Com isso, eles passaram a oferecer produtos e serviços com taxas mais atrativas e com mais opções para os clientes.
Por que adotar o Open Banking?
Para aderir ao Open Banking, é preciso autorizar o compartilhamento das suas informações. O cliente terá acesso a quais dados estarão disponíveis e para quais instituições foi compartilhado.
As instituições financeiras participantes do Open Banking vão disponibilizar um sistema para que o cliente tenha controle dessas permissões. Nele, é possível consultar quais bancos estão participando, os dados que serão compartilhados, o período de validade desta autorização e a sua finalidade.
Além disso, o Open Banking é muito seguro. Todas as instituições que estão aderindo precisam cumprir certos requisitos para garantir a segurança e sigilo das informações. Elas não são públicas e ficaram num sistema bem confiável.
A premissa do Open Banking é garantir um ambiente seguro para o compartilhamento desses dados. Mas, cada instituição financeira adotará seus próprios métodos de segurança.
Fases do Open Banking
A primeira fase teve início em fevereiro de 2021. Nela, foram abertos os dados das instituições participantes, como os canais de atendimento, produtos e serviços que oferecem. Ainda não envolveu o compartilhamento das informações dos usuários.
Na segunda, que começou em agosto de 2021, o cliente poderia compartilhar os dados pessoais – como nome, CPF, telefone, endereço – e os dados de transações bancárias. Isso, se ele autorizasse.
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Já na terceira fase, que iniciou no final de outubro, os clientes puderam ter acesso aos serviços de pagamento e empréstimos através dos aplicativos. Por exemplo, quando você utiliza o serviço de delivery, a empresa pode oferecer a opção de pagar via Pix dentro do próprio aplicativo. Sem sair dele e ter que entrar na interface do banco para concluir o pagamento.
E, por fim, na fase quatro, começou o compartilhamento de outros dados. Como informações de operações de câmbio, investimentos, seguros, etc.
A implantação do Open Banking continuará ao longo de 2022. Uma das grandes novidades será a possibilidade de pagamento via TED ou transferência entre contas na mesma instituição.
Dessa forma, é muito importante conhecer o que é Open Banking, pois ele trará inúmeras vantagens para os usuários. Principalmente para quem deseja realizar serviços em outras instituições financeiras – como empréstimos.
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